O Laboratório foi fundado em 1976 pela Dra. Júlia Francisca Guimarães de Moraes, que havia acabado de concluir, em 1975, a Residência Médica em Patologia no Hospital de Base de Brasília – DF, com duração de três anos. Foi a médica Patologista pioneira a atuar na região de Sul de Minas na especialidade de Anatomia Patológica sendo que, na sua chegada, já detinha o Título de
Especialista em Patologia pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e também o Título de Especialista em Citopatologia pela Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC). Desde então, integrou-se ao Corpo Clínico da Santa Casa de Poços de Caldas e passou a realizar os exames anatomopatológicos provenientes do Hospital, que antes tinham que ser enviados para grandes centros, como São Paulo.
A Dra. Júlia também foi pioneira em realizar os exames preventivos de câncer de colo uterino – Colpocitologia (Papanicolaou) das pacientes da cidade atendidas pelo antigo INPS. Depois, com a criação do SUS e do Programa de Prevenção de Câncer de Colo Uterino (SISCOLO), a Dra. Júlia atuou como patologista responsável do Programa e também em todas as campanhas de
prevenção realizadas até hoje na cidade. Além de atuar na cidade, Dra. Júlia também sempre participou ativamente de Congressos Médicos de Patologia e participou de programas de reciclagem em Patologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no CAISM (Centro de Atenção Integral da Mulher), na área de Citopatologia, no Gastrocentro na área de Patologia Gastrintestinal e no Departamento de Anatomia Patológica, na área de Patologia Cirúrgica.
No ano de 2002, veio integrar a equipe a Dra. Natália Guimarães de Moraes Schenka, que havia recentemente terminado a Residência Médica no Departamento de Anatomia Patológica da Unicamp, com estágio em Patologia Mamária e Patologia Gastrintestinal no Hospital afiliado à Harvard Medical School Beth Israel Deaconess Medical Center em Boston, Massachusetts, sob supervisão do Dr. Stuart Schnitt, Dr. Jim Connoly e Dr. Harvey Goldman. No ano de 2003, a Dra. Natália realizou a sua Defesa de Tese de Doutorado na Unicamp na área de Anatomia Patológica em Patologia Mamária, orientada pelo Dr. José Vassalo e Dr. Marcelo Alvarenga, sendo aprovada na prova para o Título de Especialista em Patologia pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).
Com a chegada da Dra. Natália e a compra de um equipamento chamado Criostato, o Laboratório passou a oferecer também biópsias de congelação, muito úteis para o diagnóstico intra-operatório de lesões.
A partir de 2003, o laboratório passou a oferecer para seus clientes o exame de Imunoistoquímica através de um Convênio firmado com o Laboratório Multipat de Campinas. Em 2006, o Laboratório montou a Técnica Imunoistoquímica e passou realizar todas as etapas do exame imunoistoquímico em suas próprias instalações, o que resultou em maior agilidade e autonomia.
Devido ao crescimento do Laboratório e da criação de um UNACON na Santa Casa de Poços de Caldas, com maior demanda de exames, passou a integrar a equipe em 2022, o Dr. Gustavo Gonçalves Engelman, que havia terminado a Residência médica (R4) no Departamento de Anatomia Patológica do AC Camargo Cancer Center (SP), tendo realizado estágio na Universidade do Porto e Hospital São João em Portugal, sendo aprovado na prova do Título de Especialista em Patologia pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP). Com a entrada do Dr. Gustavo na equipe médica, o laboratório passou a oferecer estudo imunoistoquímico automatizado através de contrato com a Leica Biosystems (SISTEMA BONDMAX). Foi estabelecido contrato de parceria com o laboratório CEPAPA DE Pouso Alegre, MG, e os laboratórios passaram a oferecer os procedimentos diagnósticos de FISH/ISH (Hibridização in situ) para HPV (alto risco e baixo risco) indicado em lesões genitais e FISH/ISH para o gene HER2/ERB para tumores de mama, gástricos, colorretais, de pulmão, etc, de grande auxílio em tratamentos oncológicos.